Bloguerices: O que é importante em um blog? Dicas de escrita,conteúdo,qualidade e fotografia



22 de agosto de 2017


Dicas de escrita,conteúdo,qualidade e fotografia para blogs


Oláá! tudo bem com vocês? eu espero que sim! hoje é mais um post de uma das categorias mais queridas do blog que é bloguerices, hoje eu separei algumas informações e dicas sobre as quatro coisas mais importantes em um blog em crescimento: Escrita,conteúdo,qualidade e fotografia. 

Esses quatro itens é o que fazem um blog ideal, principalmente se você está crescendo, e quer continuar melhorando, são as principais coisas que você deve investir. Eu acredito que não exite blogs 100% em todas as questões, ninguém consegue ser a perfeição, mas como estamos em constante crescimento, é o mínimo que a gente sempre tem que fazer.

Dicas de escrita e estilos de escrita para blogueiros

Dicas de escrita e estilo

Vamos começar pelo básico, e também o mais importante,a escrita. Um blog se constitui de escrita então essa é a parte que você mais tem que trabalhar sempre. A principal coisa que você tem que fazer é evitar erros de português, provavelmente você já leu isso mil vezes, mas é algo muito sério. Ninguém gosta de blogs mal escritos, eu pessoalmente, não volto mais naquele blog, na verdade eu acredito que mostra desleixo da parte de quem escreve, mesmo que a gente não tenha uma gramática perfeita, ou não saiba como se escreve uma palavra o google está ai para ajudar, nada que cinco minutos de pesquisa não corrijam um post completo. 

Erros de digitação é algo normal, não confunda as coisas. Erros de digitação são totalmente comuns no dia a dia de qualquer pessoa, e só de ter alguns parágrafos você percebe a diferença entre um erro de pressa e um erro real de português.

Algumas dicas: Não façam posts numa correria enorme, assim a chance do seu post ficar com erros ortográficos é maior ainda, se você tem pouco tempo usando o computador, faça seu post ou pelo menos tópicos dele em um caderno, se você puder reservar um caderno só esse tipo de coisa, com certeza vai te ajudar bastante. 

A segunda dica é: Pesquise! Pesquise sobre normas ortográficas,verbos, leia resumos sobre esses assuntos e sua escrita irá mudar da água para o vinho em pouco tempo. Quando terminar seu post, em rascunho ainda revise uma ou duas vezes antes de postar, ás vezes passa um errinho aqui outro ali que nosso cérebro nem percebe ou lê corretamente as palavras automaticamente, e se puder pedir a uma segunda pessoa revisar para você, também ajuda bastante. 

E então vem a segunda parte da escrita, agora o estilo.  Defina um estilo de escrita para seu blog, casual,formal,com humor... em geral é legal algo que você goste e tenha domínio, o público alvo do seu blog também influencia bastante nisso, se seu público é jovem uma leitura mais casual, descontraída ou com um pouco de humor é perfeita, mas isso também vária de acordo com o nicho do seu blog. A dica primordial para isso e que eu uso a anos é a seguinte: Faça do seu blog o que você gosta de ler, acredite existe centenas e centenas de pessoas com os mesmos gostos que você. 


Dicas de como criar conteúdo para blogs

Dicas de como fazer conteúdo

Aqui é a parte que você que já tem um blog provavelmente já definiu, sobre o que você fala no seu blog? qual o assunto que você mais gosta de escrever? escolha o que mais lhe agrada e o que você domina com mais facilidade, por exemplo eu amo beleza e tecnologia, mas não entendo muito sobre nada fitness, não faz sentindo nenhum esse ser meu conteúdo certo? então siga essa lógica.

Seu blog pode ter dezenas de conteúdos diferentes, de focos diferentes isso não tem mal algum, mas também pode ser um blog de apenas um seguimento. Por exemplo, um blog com nicho de beleza pode ter posts de qualquer área da beleza, como cuidados,maquiagem,cabelo tudo que for relacionado a beleza em si, e nisso dentro do blog se tem sub categorias. 

A principal dica que eu posso dar de acordo com a minha experiencia é: Não adianta falar de assuntos do momento (é claro que vai te trazer views), e acabar fazendo uma bagunça interna por conta disso. Se seu blog é sobre tecnologia por exemplo não faz o minimo de sentido você fazer posts sobre fofocas de famosos, fazendo isso ou você muda de nicho ou acaba estragando seu blog, e desinteressando seu público, tem vários blogs que eu amava e que hoje não me interessam mais, e não foram meus interesses e gostos pessoais que mudaram e sim a forma de produzir conteúdo do blogueiro. 



Dicas de qualidade de postagem para blogs

Dicas de qualidade de postagem

O seu conteúdo adiciona em algo? ou é apenas mais do mesmo? essa é uma pergunta que você tem que responder sobre a qualidade do seu blog. Quando me refiro a isso não estou falando da qualidade estética (também é importante,claro) mas sim sobre a qualidade das suas postagens. 

Quando vamos fazer um post ou manter um blog, nada pode ser feito de qualquer forma ou jogado um post sobre qualquer coisa de última hora apenas para manter um cronograma semanal, não é assim que funciona. Para manter um conteúdo de qualidade você precisa ter um pouco de criatividade em escolher o tema dos seus posts, arregaçar as mangas e pesquisar muito sobre esse tema para então fazer o post.

Para um post de qualidade, independente do tema em questão você precisa fazer pesquisas, anotar e trazer informações importantes, ver ideias parecidas com a sua, a melhor forma de abordar um assunto, tudo isso com certeza vai ajudar muito na qualidade dos seus posts. 

Mais uma vez a dica do caderno entra aqui, boa parte do tempo hoje nos usamos com Smartphones, separe uma parte desse tempo para fazer pesquisas sobre seu nicho, sobre o que você quer trazer ou dicas que você quer dar, e anote,anote pontos chaves, as melhores coisas sobre tal assunto. 

Em resumo, uma boa dica de qualidade é trazer o máximo de informações boas que você puder, assim você fará dos seus posts verdadeiros achados para seus leitores. 


Dicas de fotografia para blogueiros


Dicas de fotografia para blogs

E por último, porém não menos importante: Fotografia para seu blog

Você não precisa de uma câmera de ultima geração ou um celular caro para fazer boas fotos para o seu blog. A fotografia é uma parte muito importante de um blog, todos nós somos pessoas visuais, somos atraídos por coisas que despertam nossa atenção, coisas que gostamos e achamos bonitas, e é ai que a fotografia se encaixa além  de deixar seu blog bonito,  também é capaz de atrair visitas e públicos para seu blog. 

A primeira dica para tirar boas fotos para o seu blog é: Trabalhe com o que você tem, se você tem uma câmera aprenda a usa-la totalmente, estude as configurações, leia os manuais, e aprenda configurações personalizadas como ISO,balanço de branco e coisas desse gênero, nem sempre o modo automático é a melhor opção.  Se você usa o celular vale o mesmo conselho, procure saber mais das configurações da câmera do aparelho, procure aplicativos que ajudem a melhor (sim tem aplicativos de câmera que ajudam demais) e também acessórios que você pode investir para melhorar ainda mais as fotos feitas com seu celular. 

Testem! não tenham medo de tirar fotos, as primeiras vezes pode ser que não fique algo muito bom, mas a prática ajuda muito. E em seguida ache seu estilo de fotografia, minimalista,colorido,preto e branco,composições o que você mais gostar! e procure dicas sobre um estilo especifico, com certeza você vai encontrar muitas dicas e truques que iram te ajudar demais.

Procure e participe de grupos de fotografia e blogueiros no facebook, você além de conhecer trabalhos incríveis, irá ter acesso a dicas e também pode tirar dúvidas sobre esses assuntos. 

Veja também: 




Esse foi o post de hoje, com um pouco sobre as partes mais importantes de um blog, em breve irá ter posts como mais dicas, inclusive dicas de fotografia que acho que vocês irão gostar bastante. 

O que acharam das dicas? acha que faltou alguma? comente! Beijos e até o próximo post 

Instagram Fã page | Facebook Pessoal | Portfólio

4 comentários:

  1. Olá!
    Muito boa postagem. Concordo com tudo que você escreveu.
    Tenho um blog de literatura (crônicas e contos próprios), e sei que peco na fotografia. Você acha que a fotografia seria essencial para um blog onde o texto é o mais importante? A fotografia não desviaria o foco?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renê, tudo bem?

      Eu acredito que independente do nicho do blog, a fotografia sempre irá adicionar, vai mostrar que você é tão dedicado que mesmo seu blog tendo total foco em leitura, você também se importa com a parte visual e estética. Além disso a fotografia pode atrair muito mais público para seu blog e seus posts. Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá
    Eu tento sempre trazer assuntos interessantes para meu blog. Já falei sobre coisas que não tem nada a ver comigo e umas que até tem, mas ficaram meio perdidas no blog, mas hoje já defini bem meus assuntos. Acho que isso a gente vai resolvendo na prática. Eu gosto de gramática certinha, mas num tom mais informal, fazendo algumas brincadeirinhas, sabe? É meu estilo. Hoje eu consigo olhar pro meu blog e me ver e não tem nada melhor que isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Nossa, seu blog é bom demais, lindo, bom de navegar, conteúdo bem feito e pertinente. Gostei da sua escrita, do seu estilo, e você é muito bonita. Parabéns.

    ResponderExcluir

Fã page | Twitter | Instagram

Críticas construtivas são sempre bem vindas.
Deixe o link do seu blog no final do comentário e retribuiremos a visita
Aceitamos TAG's, se não a respondermos, provavelmente nós já devemos ter respondido anteriormente por outra indicação.
Lembre-se, tudo aqui é feito para você, então fique a vontade para pesquisar,ler,comentar e pedir postagens.

© BELEZA NERD 2013 - 2018. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo