Como contatar empresas para parcerias + o que escrever no email

22 maio 2019



Oláá! tudo bem com vocês? espero que sim! hoje vamos dar continuidade as postagens da saga Como conseguir parcerias. Hoje vou falar sobre a melhor forma de abordar empresas e lojas para parcerias e vou deixar um  email base para apresentação, para você editar e utilizar.

Lembrando, as dicas que eu dou aqui são com base na minha experiência como blogueira, e observação em geral.


 Onde entrar em contato com as empresas? 


A primeira coisa que você precisa saber, que já foi citado em algumas postagens, é imprescindível que você seja profissional com as empresas, desde seu primeiro contato com as mesma. Claro, existem empresas mais descontraídas, e também empresas e lojas bem padronizadas, então o ideal é passar profissionalismo sempre, se quiser que te vejam da mesma.

Um erro muito vergonhoso que vejo sempre são blogueiras/influenciadoras pedindo parcerias nos comentários das postagens de lojas no instagram, praticamente implorando presskit, sendo sincera a loja vai correr de você haha


Envie sempre sua proposta por e-mail, se não achar no site peça por direct no Instagram ou em qualquer outra rede, também é muito legal que você já tenha seu mídia kit para enviar junto.


 Como selecionar empresas para entrar em contato


O ideal é que você procure lojas e empresas do seu nicho, por exemplo se você tem um blog sobre artes uma loja que vende matérias de artesanato é uma boa opção que você pode dar retorno, ou até uma papelaria.  Se você for influente na sua cidade ou região é muito legal procurar lojas locais para parcerias e permutas.

Para fazer sua seleção faça pesquisas no Google sobre lojas e empresas do seu nicho, veja em blogs parecidos com seu empresas que já fizeram parcerias com eles, sempre tem empresas mais abertas a negociação com blogueiros que outras. Algumas empresas de grande nome no mercado também fecham parcerias, no caso com presskit através de um mailing normalmente eles avisam quando abrem,então se tem alguma empresa que você quer muito parceria é legal ficar de olho nos contatos, nunca se sabe quando pode aparecer.


 Dicas primordiais na hora de enviar seu email 


Conheça a loja/empresa que você está entrando em contato! Leia a história da empresa, o que eles representam,o que apoiam, entre no mundo deles, siga nas rede sociais, acredite eles sabem quando fazemos isso, e isso demonstra interesse da sua parte e cuidado. É sempre bom saber o que a marca mostra para o público, para então relacionar seu nome. Isso é muito importante para não acabar se manchando por pequenas coisas. É muito legal se relacionar com empresas com compartilham ideias que você apoia, então isso pode ser pontos a seu favor e também da loja em questão.

É muito legal que você compreenda a proposta da empresa antes de entrar em contato, e ter aquela reflexão já falei em outro post, se você consegue ajudar na divulgação da empresa,trazer algum retorno (acessos,seguidores, e vendas).

Não envie vários  emails  para uma mesma empresa ou o mesmo email para várias empresas, nesse segundo caso muitas empresas e lojas tem a mesma equipe de marketing, e você pode acabar se dando mal com isso, por isso é melhor se familiarizar com cada loja antes de sair no ctrl c ctrl v.

Eu pessoalmente envio e-mail para uma mesma empresa apenas duas vezes, se (em dias bem espaçados, exemplos 15 dias) se caso não houver resposta, considero que a empresa ou loja não tem interesse. 
Não se sinta mal caso isso aconteça, é totalmente normal, mas a maioria responde seja a resposta positiva ou negativa, ou ainda alguma explicação sobre como funcionado o mailing ou cadastro de parceiros deles.  Esteja preparada para qualquer situação dessas, desde fechar a parceria, receber um sonoro NÃO! ou nem ser respondida (acontece muito), só esteja pronta. Mesmo que você queira muito dar os primeiros passos, se ainda não se sente tão segura, vá trabalhando mais, em breve você conseguirá lidar com tudo.

Faça um email limpo e simples, contando o que você aborda (nada de emails gigantes nem redação do enem) é para a loja/empresa conhecer um pouco sobre você e seu blog, fale sobre seus números, um resumo bem legal, em geral o email de apresentação é como um resumo. 

Algumas pessoas preferem já enviar propostas junto com o primeiro email, outras não, ai vai depender de você. Eu pessoalmente espero a empresa responder ou dar sugestões de como iremos trabalhar, mas você pode sugestionar parceria de diferentes formas como permuta,publi e outras formas que você ofereça na suas redes. 

Ainda outro ponto legal a ser levantado é que algumas pessoas não enviam o midia kit desde o primeiro contato (só se a loja solicitar) e outras já enviam diretamente. E eu fico entre os dois, ás vezes envio no primeiro email, e as vezes não, depende muito de cada loja.
Não minta seus números, visualizações! é a pior coisa que você pode fazer. A empresa pode até não descobrir e fechar a parceria, mas quando você der o andamento com a sua parte (divulgação, postagens e afins) e não tiver o minimo do retorno esperado, eles irão saber. Então seja sempre honesta consigo mesmo, como eu já disse aqui parceria é uma via de mão dupla, você ganha, mas também tem que dar algum retorno. 

É muito interessante que você fale sobre suas demais redes sociais, cite seu número de seguidores no instagram,twitter, página no facebook todas as redes, e quais delas você também vai usar para possível divulgação da parceria.


 4 Dicas para seguir sempre 


Valorize seu trabalho acima de tudo! só você sabe quantas horas passa  estudando,pesquisando,escrevendo,elaborando postagens,fotografando e tudo mais que um blog exige, então não aceite qualquer proposta por medo de perder oportunidade, uma hora oportunidades legais aparecerão,não se apresse. 



Não caia em furadas! tem empresas incríveis que vão crescer junto com você, ou até mesmo te estender as mãos, mas infelizmente também tem muita empresa que vai tentar se aproveitar de você, te fazendo você vender para eles a troco de nada, ou promessas de quando atingir X vendas, mandamos um produto. Corra! enquanto tem tempo. 

Tenha algo a oferecer a mais! seja fotos bonitas (mesmo que simples, mas a gente sabe quando algo foi feito com carinho e da melhor maneira) uma postagem bem elaborada, um vídeo sempre faça seu melhor, muitas vezes uma parceria simples pode virar uma parceria a longo prazo, e você ser referência para a empresa, embaixadora enfim, são muitas oportunidades, então se dedique e faça tudo com muito carinho e atenção.



Faça suas redes,blog ou qualquer fonte, além de parcerias. Nunca alimente seu blog focada apenas em conseguir produtos, lembre-se o motivo real pelo qual você criou seu blog, faça seu conteúdo com a maior dedicação que conseguir, o reconhecimento vem! ele pode até demorar um pouco, mas ele vem sempre. 


 Como fazer um email para entrar em contato com lojas? 


Email base, essa base é simples para você ter uma noção de como se apresentar sem ter medo ou vergonha, tente ser o mais breve e ainda assim conseguir passar quem você é, e o que é o seu blog. Passe sua essência e afinidade.

Olá! Meu nome é xxxxx sou blogueira no blog xxxx e conheci a marca (cite o nome da empresa) e acredito que nós podemos trabalhar juntos de uma maneira muito legal para as duas partes. Gostaria de apresentar um pouco do meu trabalho para vocês. 
Sobre mim 
Fale um pouquinho sobre você (3 linhas no máximo) seu nome,idade, se estuda, cursa algo, no que trabalha (pode ser algo relevante) e um pouquinho sobre seus gostos, bem por cima mesma.
Meu blog e redes sociais
Aqui é legal falar sobre seu blog, quanto tempo ele tem, os assuntos que você aborda, os mais acessados, fale da sua relação com seu público, e um pouco por cima do seus números, por exemplo: Semanalmente consigo uma média de 20 mil acessos somente no blog, diariamente xxx acessos.
Cite suas postagens mais vistas (que forem relevantes, claro) e o número de acessos que elas chegaram.
Fale sobre suas redes meu perfil no instagram tem xxxx seguidores, tenho a média de xxx likes por postagem, lá faço fotos em x estilo, caso você também produza conteúdo para o instagram fale sobre isso.
Fale sobre as demais redes como página,twitter ou outras que você achar relevante.
Empresas e lojas que já trabalhamos com parcerias ou publi
Se você já fechou outras parcerias você cita todas elas aqui.
Deixe o link para todas suas redes sociais.
Link do blog@do instagramNome página no facebooke as demais redes. 
Agradeça pela atenção. Se for anexar seu midia kit desde agora anexe, se não deixe no final no email que caso necessário você envia o midia kit em anexo. 



Viu como é simples? não tenha medo de arriscar. Gostaram das dicas de hoje? 



Tem dúvidas? se tiver pode deixar nos comentários que ainda terá bastante postagens dessa saga.


Espero que tenham gostado da postagem, até a próxima semana!

2 comentários:

  1. Queria muito ler postagens como essa tua no início do meu blog, teria me ajudado MUITO. Mas como dizem, a gente só aprende errando, tive que errar muito para aprender xD. Adorei o modelo disponibilizado junto, vai ajudar muitas meninas, porque é muito difícil no início, principalmente entrar em contato com algumas empresas. A primeira parceria pra mim foi um custo x.x
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

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  2. Amei a leitura. São dicas fáceis de entender e muito úteis. Abrem os olhos se realmente está na hora de pedir parceria. Gostei de verdade! Xero lindona!!

    https:\\www.admiravelfeminismo.com.br

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